Por Alisson, PR7GA

CLIQUE AQUI E ACESSE O CURSO COMPLETO EM VÍDEO NA PÁGINA DO ECRA
O QTC da ECRA tem o prazer de republicar o Curso de CW do saudoso Tino, PT7AA, agora numa versão com melhor qualidade de áudio. Gravado pelo próprio, este curso é bem conhecido e estava disponibilizado na página que o conhecido cedablista mantinha, mas os links ficaram indisponíveis (quebrados). Porém, outros colegas hospedaram os arquivos em outros lugares e assim o precioso conteúdo não se perdeu.
Eu decidi, porém, melhorar um pouco a qualidade de áudio dos arquivos, removendo ruídos de fundo, aumentando o volume geral do áudio e assim melhorando a inteligibilidade. São 12 lições compreendendo as letras, algarismos e sinais especiais, mais seis lições extras para aprimoramento na recepção de indicativos em várias velocidades. Os arquivos estão disponíveis para audição abaixo. Para isto, basta clicar no arquivo correspondente a cada lição para ouvi-la ou baixá-la.
ATUALIZAÇÃO: Algumas recomendações que o colega Neto PT7CG deixou nos comentários e julguei importante deixar aqui dentro do texto:

Alguns comportamentos devem ser adotados para se obter maior sucesso neste curso: 

  • Utilizar fones de ouvido; 
  • Se policiar para escrever as letras e palavras uma ao lado da outra (ele sempre mencionava que tínhamos a mania de escrever uma abaixo da outra);
  • Quando iniciar o treinamento evite interromper o áudio. Caso perca alguma letra não fique tentando raciocinar qual era, simplesmente a esqueça e passe para a próxima;
  • Não fique muito tempo seguidamente fazendo o curso. Chega um momento que seu raciocínio “cansa” e não adianta ficar tentando seguir em frente. Relaxe e retorne só no dia seguinte para a mesma lição.
Espero que este curso seja útil para muitos colegas aprenderem telegrafia. 73
ATUALIZAÇÃO 2Os 5 maus hábitos do CWPor: W4YES (Glenn), K1DW (Dallas), W2OZB (Phil), W0FN (Tom):
  1. Contar dits e dahs – A melhor maneira de parar de contar dits e dahs é manter a velocidade entre 25 e 30 wpm ou mais. Espaçamento extra deve colocado entre os caracteres para diminuir a velocidade real.
  2. Tabela de pesquisa mental (e outras etapas extras) – Você deve eliminar todo processo mental entre ouvir os caracteres e reconhecê-los. O caractere Morse deve ser equivalente ao som do próprio caractere em sua mente. Você ouve di-di-dah-dit, e F aparece em sua mente. Não há etapas extras!
  3. Perder tempo com caracteres não reconhecidos – Você deve eliminar os caracteres perdidos imediatamente para estar pronto para o próximo caractere. O ato de “Letting go, deixar ir, passar” é uma habilidade que requer prática e exige que você se sinta confortável com a falta de caracteres. Esteja sempre pronto para o próximo caractere – ESQUEÇA RAPIDAMENTE O CARACTERE PERDIDO! NÃO faça uma pausa para pensar nele!
  4. Uso de muletas – lápis, decodificadores, etc. – Essas “ferramentas” destroem seu objetivo de copiar confortavelmente o código. Elas não são aquelas “rodinhas laterais de bicicleta” que ajudam a quem quer aprender. Elas são um obstáculo. Apenas feche os olhos e ouça. Relaxe com os caracteres perdidos – isso não é falha; é normal. Acostume-se a isso!
  5. Não ir para o ar – Você pode pensar: “Quando melhorar minha proficiência em CW, entrarei no ar”. O correto é: “Quando eu estiver no ar, melhorarei minha proficiência em CW”.
CLIQUE AQUI E ACESSE O CURSO COMPLETO EM VÍDEO NA PÁGINA DO ECRA