Aqui serão incorporadas informações e histórias sobre os grandes nomes do CWSP e do CW Brasileiro.
Todas as contribuições sobre esses valorosos radioamadores são bem-vindas!

Ladies First!

Elza Cobra de Moraes – PY2DHP
1920-2020
Elza Cobra de Moraes – PY2DHP

A Dona Elza nasceu na Capital, em 1920, na Rua Bonita, bairro da Liberdade. Estudou em escola de freiras, o tradicional Colégio São José na Rua da Glória, onde recebeu educação francesa e formou-se, dando início à sua longa carreira no magistério. Teve muitos alunos e alunas que se tornaram cidadãos e cidadãs de bem. Ainda na escola, conheceu seu futuro esposo, o Wilson de Moraes, com quem teve três filhas.

Apaixonou-se, desde o primeiro contato, pelo radioamadorismo, que adotou como hobby e se tornou uma das radioamadoras mais conhecidas do Brasil, tendo sido, na década de 1960,  Conselheira da LABRE – São Paulo.

Durante o ano de 1976 foi fundadora do CWSP e publicou os dois volumes da obra “CURSO PARA RADIOAMADORES“, junto com seu marido Wilson de Moraes (PY2DCP) e Romeu Toddai (PY2DJE). Os livros serviram como base de estudos e capacitação para milhares de radioamadores que se habilitaram nos exames. Cabe aqui destacar o espírito elevado de desprendimento e dedicação dos autores: Destinaram integralmente todos os valores advindos dos direitos autorais dos livros às associações radioamadorísticas brasileiras (dentre elas o CWSP), na promoção de concursos e atividades de aperfeiçoamento técnico e operacional da RBR (Rede Brasileira de Radioamadores).

Destacou-se também nas artes, como pintora de quadros que retratam o cotidiano e as paisagens de Itanhaém e como poeta, com livro publicado, levando-a a se tornar membro da Academia Itanhaense de Letras.

Muito ativa, tanto no comando de Rodadas como em participações em concursos, era também excelente telegrafista. Elzinha ainda é uma das mais conhecidas radioamadoras do Brasil, tendo sido protagonista de episódios marcantes, em ações de salvamentos em alto-mar e em outras prestações de serviços, quando o rádio foi fundamental para garantir a sobrevivência de muitas pessoas.

A grande dama do Radioamadorismo Bandeirante e Brasileiro faleceu em São Paulo, na manhã de 24/08/2020, aos 100 anos de idade. Nossa eterna gratidão e admiração, professora Elza.