(ATUALIZAÇÃO – 30/01) É confirmado o cancelamento da expedição. Segundo apuração, o time de operadores, após aguardar por alguns dias pela licença final da operação, decidiu retornar aos seus respectivos QTH. Também está confirmada a notícia de que o grupo detinha a devida licença de operação, porém, ao que parece, dependiam de uma “licença adicional”. Infelizmente, este retorno de SV1/A durou muito menos do que o esperado. Basta saber se os QSO realizados serão validados. São mais de 10.000, ao que consta. A probabilidade é quase nula.

(ATUALIZAÇÃO – 27/01) Segundo diversos colegas e o próprio DX World, aparentemente, a operação de SV1GA/A foi encerrada hoje, por volta das 13H UTC. Segundo algumas fontes, a autoridade ecleseástica de Monte Athos alegou não ter expedido qualquer autorização para a operação da estação.
Como há diversas notícias desencontradas e, como nenhum dos operadores envolvidos teve a oportunidade de se posicionar até o momento, sendo que muitos são experientes DXistas, apenas repassamos aqui a informação recebida, sem nenhum juízo de valores sobre a operação em SV1/A. Seguiremos atualizando conforme o esclarecimento de mais informações.

Há exatos 50 anos atrás, em 1975, a estação SV1GA/A quebra o silêncio e coloca Monte Athos no ar, a partir da comunidade monástica, na Grécia. A Comunidade religiosa possui cerca de 2000 monges distribuídos por 20 monastérios. Atualmente, a ordem segue fortalecida e está em franca expansão, com novas construções e reformas.

Para celebrar o quinquagésimo aniversário da histórica operação, em 1975, seus organizadores originais, Aris, SV1GA e Martti, OH2BH, foram convidados para retornar à Monte Athos junto aos colegas Adrian, KO8SCA, Gabi, YO8WW e Niko, OH2GEK.

A Equipe de operadores chegou ao local ontem, 25 de janeiro, e já entrou no ar, embora o acampamento, antenas e demais detalhes ainda estejam sendo preparados. Segundo a equipe, em 2 a 3 dias, SV1GA/A estará plenamente operacional.

Todos os lucros da expedição SV1GA/A são doados aos monastérios de Monte Athos para apoiá-los em seus esforços para restaurar e manter os locais históricos na Montanha Sagrada grega.

Clique Aqui, caso você esteja interessado em fazer uma doação.

  • Informações obtidas através do DX World. Clicando aqui, você pode acessar o link da notícia original e acompanhar as atualizações sobre a expedição.
  • Tradução: CWSP

Arrectis auribus